Azulejos de casa de banho

Autor: Vítor Ribeiro
Azulejos de casa de banho

Geralmente na hora de escolher os azulejos da casa de banho nos centramos nas suas cores ou no padrão que estes trazem consigo, mas esquecemo-nos do aspeto mais importante: o material dos azulejos.

Do material com que estes estiverem fabricados dependerá se os azulejos duram maus ou menos, que a sua manutenção nos seja mais ou menos simples, e que o seu aspeto com o passar dos anos seja mais ou menos grato.

A seguir analisaremos brevemente os quatro materiais mais destacados para os azulejos da casa de banho, e mostraremos os seus prós e contras, e com esses dados poderás ter uma ideia do material que mais convém à tua casa de banho.

E vamos começar com dois materiais de caraterísticas muito similares, pelo que quisemos agrupá-los num só. Falamos dos azulejos de cerâmica e de porcelana.

Ambos os materiais apresentam uma superfície pouco porosa, o que faz com que a sua limpeza e manutenção sejam mais simples. Também são materiais relativamente económicos, sobretudo comparados com os outros dois materiais que analisaremos.

Este tipo de materiais pode ser usado tanto para o chão como para as paredes. Em ambas as superfícies a sua colocação é simples. Por último dizer que ambos os materiais, pelas suas caraterísticas, são perfeitos para dar cor e textura à casa de banho.

Vamos continuar com um dos últimos materiais a chegar ao universo da casa de banho e, claro está, ao mundo dos azulejos. Falamos do vidro, cuja textura brilhante dará luz e encanto ao espaço com apenas a sua colocação.

Os azulejos de vidro não são porosos, pelo que o líquido não entra neles oferecendo-nos uma boa manutenção, uma fácil limpeza e poucas manchas. O problema com o vidro é a sua resistência, contudo colocando uma pelicula protetora estes aguentarão muito mais os riscos. Mas de todas as formas não são muito frágeis, por isso não te preocupes com isso.

E terminaremos com o material mais pesado de todos: a pedra. Um dos prós dos azulejos de pedra são as diversas cores naturais e texturas que podemos encontrar, além de que este material dará um toque muito quente à nossa casa de banho.

Inconvenientes? Por ser um material poroso, é menos resistente à água, pelo que é mais fácil aparecerem manchas e, portanto, a sua manutenção será mais difícil. Além disso é o material mais pesado de todos, e nem todos os chãos podem suportá-los, pelo que teremos que consultar um especialista.

Se precisas de mais ajuda ou conselhos sobre decoração, nesta ligação http://www.i-decoracao.com encontrarás tudo o que precisas de saber em português sobre interiorismo, design e decoração.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.