Banheira ou prato de duche

Autor: Vítor Ribeiro
Banheira ou prato de duche

Quando reconstruimos uma casa de banho é muito frequente que surjam dúvidas na hora de escolher entre colocar banheira ou prato de duche. Neste artigo veremos os diferentes aspetos que devemos ter em conta para tomar esta decisão, e partindo deles ser-te-á mais simples optar por uma opção ou por outra na hora da decoração da casa de banho.

O nosso estilo de vida é um dos aspetos mais importantes que devemos ter em conta. Ao pensar numa banheira só vamos fazê-lo visionando uns banhos de espuma, esquecendo-nos do stresse quotidiano. Mas quantos banhos tomamos por ano? Se a tua resposta é "nenhum" a tua decisão está muito clara.

Se és uma pessoa que não tem tempo para tomar esse tipo de banhos e costumas tomar duches rápidos ou que pelo teu estilo de vida costumas tomar duche fora de casa (no ginásio, no clube desportivo, etc.), gastar o dinheiro que vale uma banheira e perder o espaço que esta ocupa é absurdo.

Porque estes são dois aspetos muito importantes que também devemos ter muito em conta: o espaço e o dinheiro. E nesses aspetos o prato de duche é melhor que a banheira. É muito mais económico e ocupa quase a metade do espaço. E se não usamos a demasiado a banheira, estes dois detalhes pesam demasiado para não os ter em conta.

Vantagens do duche frente à banheira? Pois além das duas coisas que vimos anteriormente, (porque são mais económicas e ocupam menos espaço), a praticabilidade do prato de duche também deve ser considerada.

O acesso deste é muito mais simples e os possíveis acidentes reduzem-se mais consideravelmente. Para pessoas com mobilidade reduzida os pratos de duche são uma opção quase obrigatória.

Antes falávamos do dinheiro, já que o prato é mais económico que a banheira, mas também poupamos mais dinheiro nos duches, porque são muito mais rápidos e gastaremos menos água.

E já que falamos de rapidez, também pouparemos tempo nos duches e na sua limpeza, porque evidentemente é mais fácil limpar um prato de duche que uma banheira.

Então, as banheiras têm alguma vantagem? Se na tua familia tens crianças pequenas, sim. Os pequenos desfrutam muito com os banhos, e está claro que num prato de duche é impossível fazê-lo. As banheiras são perfeitas para que os pequenos chapinhem nela.

Da mesma forma que se gostas de desfrutar de um bom banho e dispões de alguns metros para colocar uma ampla banheira que te permite instalares-te comodamente nela, a banheira é uma excelente opção para optar. E mais, vendo os muitos modelos que surgem atualmente, cada vez mais cómodos como hidromassagem, formas ergonómicas e inclusive com rádio e telefone.

Assim já sabes os prós e os contras dos pratos de duche e das banheiras, a decisão está na tua mão. Pensa bem nas tuas necessidades (não só as atuais, mas também as futuras) e decide dependendo delas.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.