Banheiras para a casa de banho

Autor: Vítor Ribeiro
Banheira de ilha

A banheira é um dos elementos centrais da casa de banho, tanto a nível decorativo como a nível funcional. Portanto acertar com a sua escolha é um aspeto chave para que a decoração da nossa casa de banho seja ideal. 

No seguinte artigo vamo-nos esquecer do seu lado mais estético, e vamos concentrar-nos no seu aspeto funcional de uma banheira. Mais concretamente falaremos dos diferentes materiais que podemos encontrar nas banheiras, e iremos analisar um a um para encontrar o mais adequado para o uso que vamos dar à nossa banheira.

Não só analisaremos os materiais segundo o acabamento, que esse aspeto centra-se muito mais na estética. Sobretudo analisaremos a qualidade deste, a sua resistência e manutenção, e os beneficios que nos pode oferecer.

E para começar falaremos do material mais comum nas banheiras, o acrílíco. As banheiras acrílicas são as mais pedidas pela sua economia de preço e pela sua fácil instalação. O problema deste material é a sua leveza, que faz com que a sua qualidade não seja de todo boa e que com o passar dos anos e dos usos a banheira tenda a rachar ou inclusive a partir-se. É o material mais barato, mas também o de pior qualidade.

Um modelo que se destaca pela sua estética acertada são as banheiras de cerâmica. Estas são muito bonitas, mas têm inconvenientes. O primeiro deles é o seu peso. Além disso são muito frágeis e há que ter cuidado com o que nos cai na banheira, porque se partem facilmente.

Se procuramos maior resistência, a maior aposta são as banheiras de aço. Estas além de uma boa resistência também nos oferecem um preço qualidade-preço muito bom. 

São banheiras que se adaptam muito bem às mudanças de temperatura e a sua manutenção é relativamente simples. Inconvenientes? O seu esmalte acaba por se desfazer com o passar dos anos.

Outro material muito interessante é das banheiras sintéticas. Estas são banheiras resistentes que além de poderem ser encontradas em diferentes cores, as torna muito originais. A sua variedade em formas também é um aspeto a ter em conta, porque certamente que encontrar uma perfeita para a tua casa de banho, independentemente das condições que precisares.

Por último falamos das banheiras de fundição, umas criações destacáveis igualmente pela sua resistência e pelo bem que respondem às mudanças de temperatura típicas desta zona da casa.

Também apresentam uma manutenção relativamente simples graças ao esmalte vitrificado que as cobre, o que facilita a sua limpeza.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.