Casas de banho Feng Shui

Autor: Vítor Ribeiro
Casas de banho de estilo Feng Shui

Para seguir a filosofia Feng Shui, a casa de banho é um dos espaços mais complicados da casa devido às suas caraterísticas. Este espaço é uma "fuga" de energia devido ao excesso de água, a falta de calor pela humidade da zona e a ausência generalizada de luz.

Por tudo isso, é importante que redefinamos as regras que o Feng Shui nos marca para esta zona, e isso é precisamente o que vamos fazer no seguinte artigo. Vejamos quais são as chaves para que a nossa casa de banho transmita harmonia e energia.

A primeira coisa que vamos ter em conta são as cores da divisão. A base para uma casa de banho Feng Shui são os tons pasteis como rosas, verdes, azuis ou as tonalidades neutras como o ocre ou o amarelo. Para os combinar e dar personalidade à zona, opta pelas cores mais escuras em acessórios e pequenos detalhes.

A frescura nesta zona da casa é vital, pelo que devemos ventilá-la diariamente, evitando assim a acumulação de humidade. Desta maneira evitaremos que o Chi estagne e deixe de fluir. As plantas naturais também podem ajudar-te a reduzir a humidade própria da zona.

Passemos a iluminação, tão necessária sempre para uma correta decoração, e tão necessária para a uma correta fluência do Chi. Esta deve ser natural, na medida do possível, e a sua alternativa artificial deve ser branca. Se falamos das fontes de luz, é preferível que sejam pontos de luzes independentes e regulares, que apenas um ponto de luz central. As velas também são uma boa alternativa para um momento pontual.

A distribuição dos elementos também é um fator a ter em conta. Os sanitários são elementos que influenciam negativamente não só na casa de banho, mas também nos quartos contíguos. Por isso devemos prestar atenção a isso e cuidar do que colocamos na parede contígua da casa de banho. Cuidado ao colocar a cabeceira da cama ou os fogões da cozinha.

Falando já desses aspetos, é bom cuidar da porta da casa de banho, tentando que esta esteja sempre fechada. Também é bom vigiar a tampa da sanita, sobretudo que esta esteja fechada ao acabar de utilizar, para não caçar o Chi.

A ordem também é muito importante neste espaço. Numa casa de banho desordenada, o Chi não fluirá livremente, por isso livra a divisão de tudo o que puderes. E falando de fluir o Chi, utiliza materiais susceptiveis para acelerar o fluxo do Chi como espelhos ou azulejos.

Para o mobiliário é ideal optar por móveis de linhas puras e simples de cores claras. Se queres colocar acessórios como quadros, utiliza uns que evoquem a natureza. As plantas naturais, voltamos a repetir, são uma muito boa opção para uma casa de banho Feng Shui.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.