Casas de banho vintage

Autor: Vítor Ribeiro
Casa de banho de estilo vintage

O encanto e o romantismo do estilo vintage chegou também às casas de banho. No seguinte artigo analisaremos as caraterísticas deste estilo decorativo e mostraremos as chaves para criar uma casa e banho de estilo vintage.

Uma das chaves de uma decoração vintage é a combinação de elementos decorativos de outros estilos. Elementos clássicos, móveis antigos e inclusive acessórios modernos têm lugar neste tipo de espaço vintage. Tudo isto combinado com o estilo, claro está. Nem tudo tem lugar numa casa de banho vintage embora nos permita muito mais liberdade que qualquer outro estilo decorativo.

A primeira coisa que vamos ver na hora de criar uma casa de banho vintage é cuidar da escolha de cores. Os tons predominantes devem ser os claros como o branco, o bege ou os cinzentos, tanto em paredes, móveis ou complementos. Com eles conseguiremos criar um ambiente íntimo, quente e fresco. Lampejos de dourado são detalhes perfeitos para a nossa decoração vintage.

Os acessórios no estilo vintage são muito importantes, porque esses pequenos detalhes são os que dão encanto à casa de banho. Toalheiros românticos, frascos com encanto, saboneteiras, flores, quadros com molduras de estilo a puxar para o rococó em cores brancas, bege e dourado, etc.

O fato de darmos importância aos acessórios decorativos não quer dizer que enchamos a casa de banho deles. O estilo vintage permite-nos usar bastantes elementos na decoração, mas não devemos cair na sobrecarga no espaço. O ideal é encontrar um equilíbrio estético.

Os móveis que escolhemos na casa de banho devem ter uma aparência clássica e inclusive envelhecida. Móveis decapados ou gastos são perfeitos neste estilo decorativo. Escolhe móveis com detalhes de metal envelhecido para completar o look retro que procuramos. Armários e cómodas são elementos perfeitos.

O vidro em complementos ou o uso de espelhos pode servir-te muito bem na tua casa de banho vintage. Estes últimos devem ser escolhidos com molduras clássicas. Se forem de madeira decapada, muito melhor.

Por último falemos do revestimento das paredes. Para elas podes optar pela tradicional pintura, nas suas terminações plásticas ou cerâmicas. E o melhor é que escolhas a cor branca para as pintar.

Se queres um toque original podes experimentar a apainelar as paredes. Esta operação será feita com tábuas de madeira em tons claros, e o melhor é que esta opção não ocupe toda a parede, mas que cheguem apenas a meia altura. O papel de parede também é outra alternativa. Escolhe-o, obviamente, especial para este tipo de ambientes húmidos, e o tom deste deve ser claro.

Além da casa de banho, queres dar um toque vintage a outra parte da tua casa? se queres ideias para uma cozinha vintage, aqui http://www.decoracao-cozinhas.com/cozinhas-de-estilo-vintage encontrarás toda a informação que precisas para criar este ambiente na tua cozinha.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.