Cortinas de casa de banho ou divisórias

Autor: Vítor Ribeiro
Cortinas de casa de banho ou divisórias

Uma dúvida frequente que surge na hora de reformar uma casa de banho é a de escolher entre uma cortina de duche ou uma divisória para fechar o duche ou a banheira. Se as caraterísticas da nossa casa de banho nos permitem ambas as alternativas, a decisão não costuma ser nada clara.

Há montes de motivos para se optar por uma opção ou outra. Vamos tentar analisá-los no seguinte artigo para aclarar as tuas dúvidas e que assim possas optar por uma das duas opções com o total convencimento de fazer o correto a 100%.

O primeiro detalhe que temos em conta é o estético. Neste aspeto a priori poderá parecer que as divisórias ganham de longe, mas a diferença não chega a ser tão ampla. As divisórias são muito mais elegantes que as cortinas de casa de banho, isso é um facto. Mas os designs destas últimas são tão variados que é muito simples encontrar uma que encaixe a 100% com o estilo da tua casa de banho.

Se procuras modernidade e classe, sem dúvida que tens que optar por uma divisória de casa de banho. Estas transmitem uma elegância perfeita para este tipo de ambientes. Mas se procuras uma casa de banho leve e natural, as cortinas de casa de banho podem ficar muito bem nela. Embora determinado tipo de divisórias também encaixa-se bem nesse estilo.

Se esteticamente as divisórias ganhavam, economicamente o ponto é para as cortinas. Tens uma grande variedadede cortinas e todas elas são mais económicas que qualquer das divisórias do mercado. Além disso podes mudar de cortinas muito mais facilmente, o que te permitirá adaptá-las a qualquer momento às mudanças que introduzas na casa de banho se fores uma pessoa inquieta decorativamente.

Em caso de rotura ou deterioração, a mudança de uma opção ou outra está mais que clara. Como vemos, as cortinas são muito mais positivas no aspeto económico.

Falemos da limpeza. Quem ganha neste aspeto? Pois aqui a luta está muito mais renhida, porque as cortinas de casa de banho acumulam muito mais bactérias pelos restos de sabão que se acumulam nelas enquanto a limpeza do vidro das divisórias é 100% efetiva.

Em troca, estas últimas não estão de todo isentas da acumulação de sujidade, porque as juntas e as dobradiças das divisórias costumam acumular sujidade, que fica incrustada e que com o passar do tempo é impossivel tirar.

Assim já conhecemos a manutenção de umas e de outras. As divisórias duram muito mais tempo funcionais, mas as cortinas, por serem tão fáceis de substituir, compensam bastante bem esta problemática.

E se falamos de funcionalidade, não podemos esquecer-nos da função principal de ambos os sistemas. O que é que procuramos com elas? que não se escape nem uma pinga de água, claro. Neste aspeto está claro que ganham de longe as divisórias de casa de banho. Contudo as cortinas de banho, se tiverem a medida perfeita, comprem também quase na perfeição com a sua função.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.