Decorar uma casa de banho pequena

Autor:
Decoração de casas de banho pequenas

Quando vemos imagens de casas de banho em revistas de decoração sempre vemos espaços super amplos e, que o mobiliário e os acessórios sobressaem na perfeição.

Te não tens a sorte de dispor de muitos metros e queres ideias para decorar uma casa de banho pequena, a seguir veremos uma serie de regras a ter em conta para que a nossa casa de banho pequena pareça funcional, agradável e com um design de revista.

O primeiro fator a ter em conta é a iluminação da casa de banho. Quanto mais natural for a luz que a tua casa de banho receba, maior parecerá. Por isso, se tens a sorte de dispor de uma janela, aumenta a entrada de luz do exterior.

Se tens que optar pela luz artificial, os halogéneos são uma excelente opção porque oferecem uma luz potente muito limpa. O ideal é colocar os apliques na parte frontal da parede do espelho para evitar sombras.

Suponho que já pensaste no seguinte conselho, mas é bom recordar que os pratos de duche são perfeitos para as casas de banho pequenas. Embora disponhas de dimensões suficientes para colocar uma banheira, opta por um duche. Esses metros extras da tua casa de banho irão agradecer.

Um detalhe para a divisória do prato de duche: opta por um vidro transparente. Se eliminares a barreira visual dos vidros acetinados ou serigrafados, a casa de banho ganhará em profundidade e, portanto, em amplitude.

A cor da casa de banho é um terceiro fator a ter em conta. As cores brancas ou neutras são as ideais para este tipo de espaços de dimensões reduzidas. Isto não quer dizer que não demos nenhum tipo de cor à casa de banho, mas esta só será aplicada através de acessórios de banho.

Para as cores dos complementos, os tons verdes ou azuis são perfeitos para conseguir a amplitude que pretendemos alcançar.

Já que falamos das paredes da casa de banho, falemos do revestimento destas. Se optas por utilizar azulejos na casa de banho, o ideal é que não o faças até ao teto. Com uns azulejos até meia altura estaremos a melhorar a sensação de amplitude.

Por último, outro aspeto muito importante é a correta organização de espaço. Quanto mais minimalista esta for, maior liberdade visual terá e maior parecerá. Por isso utiliza os móveis de casa de banho e não deixes muitas coisas fora dele. Desfaz-te de todas as coisas que não precisas. Procura nos teus armários e pensa no que usas ou não.

Certamente, falando de móveis, a organização destes no espaço é importantíssima. Se a tua casa de banho é quadrada, distribui-os em forma de U para um maior aproveitamento do espaço. Se é alongada, a organização linear é a melhor alternativa.

Artigos relacionados
Autor: •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.