Geralmente na hora de escolher os azulejos da casa de banho nos centramos nas suas cores ou no padrão que estes trazem consigo, mas esquecemo-nos do aspeto mais importante: o material dos azulejos.
Do material com que estes estiverem fabricados dependerá se os azulejos duram maus ou menos, que a sua manutenção nos seja mais ou menos simples, e que o seu aspeto com o passar dos anos seja mais ou menos grato.
A seguir analisaremos brevemente os quatro materiais mais destacados para os azulejos da casa de banho, e mostraremos os seus prós e contras, e com esses dados poderás ter uma ideia do material que mais convém à tua casa de banho.
E vamos começar com dois materiais de caraterísticas muito similares, pelo que quisemos agrupá-los num só. Falamos dos azulejos de cerâmica e de porcelana.
Ambos os materiais apresentam uma superfície pouco porosa, o que faz com que a sua limpeza e manutenção sejam mais simples. Também são materiais relativamente económicos, sobretudo comparados com os outros dois materiais que analisaremos.
Este tipo de materiais pode ser usado tanto para o chão como para as paredes. Em ambas as superfícies a sua colocação é simples. Por último dizer que ambos os materiais, pelas suas caraterísticas, são perfeitos para dar cor e textura à casa de banho.
Vamos continuar com um dos últimos materiais a chegar ao universo da casa de banho e, claro está, ao mundo dos azulejos. Falamos do vidro, cuja textura brilhante dará luz e encanto ao espaço com apenas a sua colocação.
Os azulejos de vidro não são porosos, pelo que o líquido não entra neles oferecendo-nos uma boa manutenção, uma fácil limpeza e poucas manchas. O problema com o vidro é a sua resistência, contudo colocando uma pelicula protetora estes aguentarão muito mais os riscos. Mas de todas as formas não são muito frágeis, por isso não te preocupes com isso.
E terminaremos com o material mais pesado de todos: a pedra. Um dos prós dos azulejos de pedra são as diversas cores naturais e texturas que podemos encontrar, além de que este material dará um toque muito quente à nossa casa de banho.
Inconvenientes? Por ser um material poroso, é menos resistente à água, pelo que é mais fácil aparecerem manchas e, portanto, a sua manutenção será mais difícil. Além disso é o material mais pesado de todos, e nem todos os chãos podem suportá-los, pelo que teremos que consultar um especialista.
Se precisas de mais ajuda ou conselhos sobre decoração, nesta ligação http://www.i-decoracao.com encontrarás tudo o que precisas de saber em português sobre interiorismo, design e decoração.