Se estás a pensar na escolha da divisória da casa de banho, o seguinte artigo vai ser perfeito para a tua busca porque nela vamos falar-te dos diferentes tipos de divisórias que existem dependendo do tipo de porta destas.
A seguir falaremos das caraterísticas principais das divisórias de correr, dobráveis e de fole.
Para começar falaremos das divisórias de correr. Este tipo de abertura é o mais estendido nas casas de banho. Podemos encontrá-la em pratos de todo o tipo: quadrados, semicirculares. retangulares, etc.
O mecanismo deste tipo de abertura é o seguinte: a porta da divisória desliza-se pela parte fixa desta graças aos rolamentos que incorporam as portas. Outra das vantagens deste tipo de divisórias é a total impermeabilidade que nos oferece.
O seguinte tipo de que falaremos são as divisórias dobráveis. O modo de funcionamento destas é com a abertura da sua porta sobre uma dobradiça aparafusada à parede. Este tipo de divisórias requerem mais espaço que as de correr, já que a sua porta costuma abrir para a parte exterior do prato. Existem alternativas para que este espaço de abertura se reduza, mas há que tê-las em conta na hora da medição.
O espaço extra que se necessita é um dos seus inconvenientes. O outro é a água que cai para o chão ao abrir a porta da divisória. Frente à impermeabilidade total das corrediças, as dobráveis falham um pouco.
Pelo contrário, visualmente são estupendas, com um toque muito mais minimalista e quase sem perfis. Queres mais informação sobre a decoração minimalista? Visita esta ligação: http://www.i-decoracao.com/decoracao-minimalista.
A sua limpeza também é muito simples. A entrada no prato também é mais simples, pelo que são perfeitas para pessoas com problemas de mobilidade.
E por ultimo falaremos das divisórias de fole, este é o sistema menos utilizado dos que vimos, mas é perfeito para as casas de banho de espaço muito reduzido. O frontal deste tipo de divisórias divide-se em duas portas, sujeitas por um eixe centrar. Ao abri-las, as portas retraem para dentro, e ao fechá-las, estas estendem-se protegendo a saída de água para o exterior.
Geralmente este tipo de modelos tem a abertura para o interior, mas atualmente opta-se também por um sistema para o exterior para que não haja nenhum tipo de bloqueio na hora de abrir a porta. Embora ao se abrir para fora, a água sai com ela.