Iluminação da casa de banho

Autor: Vítor Ribeiro
Iluminação natural de casa de banho

Como ocorre em todas as zonas da casa, a iluminação é uma das chaves para um interiorismo acertado. Mas na decoração da casa de banho esta cobra uma importância ainda maior, pelo que é importante conhecer os aspetos básicos a ter em conta para conseguir uma correta iluminação da casa de banho.

A primeira das chaves a ter presente é que a luz natural sempre é a mais recomendável, pelo que na medida do possível deveremos potenciar a entrada de luz natural. Se tens a sorte de ter uma casa de banho com janela para o exterior, não coloques nada nela que filtre o excesso de luz que lhe chega de fora.

Tem também cuidado ao colocar móveis ou adornos perto delas que possam roubar luz ou fazer com que esta não entre de tono da divisão.

Em muitas casas de banho, as janelas costumam estar colocadas na zona do duche ou da banheira. Se é o teu caso, utiliza uma divisória transparente para que a luz possa entrar e contagiar com a sua alegria, o resto da casa. Além disso, ao passar pelo vidro da divisória, esta irá multiplicar-se, vendo-se aumentada a sua luz.

Uma vez comentadas as virtudes da luz natural, é momento de falar da iluminação artificial, já que esta também é necessária embora contemos com a sorte de ter iluminação natural desde as janelas.

O ideal é que a luz artificial da casa de banho possa adaptar-se às diferentes atividades que se realizam nesta divisão, pelo que é conveniente ter vários pontos de luz.

Para a maior parte das atividades que realizamos na casa de banho, uma potente luz central superior que ilumine bem toda a divisão será mais que suficiente. Mas esta luz que vem do teto cria sombras, não é verdade? E estas são muito aborrecidas para ações como maquilhar-se frente ao espelho.

Por isso falávamos dos diferentes pontos de luz, porque para as ações que realizamos frente ao espelho e que requer uma correta iluminação sem sombras, o ideal é contar com uma luz lateral que saia do espelho e que seja capaz de nos iluminar bem o rosto em caso de ser necessário.

É preferível que este tipo de luz seja branca, já que esta adiciona maior luminosidade. Além das luzes de outra cor podem ser muito incómodas na hora de se maquilhar, já que alteram as cores, algo pouco apropriado para a ação.

As luzes halogéneas são uma excelente opção para a luz das casas de banho, já que estas emitem uma luz potente muito natural. A sua luz é mais clara, mais branca e o seu consumo é menos que o das luzes tradicionais. São mais caras inicialmente, mas a longo prazo pouparemos dinheiro com elas.

Se queres mais conselhos de iluminação, tanto para a casa de banho como para zonas da casa, nesta ligação http://www.i-decoracao.com/iluminacao encontrarás toda a informação que estavas à procura.

Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.