Já vão longe os tempos em que não era preciso dar muitas voltas na escolha do duche, porque não haviam quase alternativas. Melhor do que agora? Para não complicar a vida pode ser, mas sempre é melhor ter opções entre as quais optar, embora tenhamos que analisar qual é a melhor para nós.
Porque atualmente há um sem-fim de coisas em que pensar quando vais adquirir um duche: sistemas de hidromassagem, tipos de torneiras, cortinas ou divisórias, diferentes pratos, etc, Todos têm uma serie de caraterísticas que podem adaptar-se melhor ou pior à nossa casa de banho.
A primeira dúvida que nos entra na hora de escolher um duche é o material mais indicado. O material que sempre reinou nos duches foi a porcelana, graças à sua resistência e à sua facil manutenção. Mas atualmente entraram no mercado novos materiais que lhe fazem competição.
E fazem-no de uma forma muito interessante, por qualidade, preço e funcionalidade. Os materiais acrílicos são umas das tendências a chegar. Antes delas chegou um material natural como a pedra.
O espaço de que dispomos é outro dos fatores a ter em conta. De fato é um dos fatores mais importantes. Os sistemas hidromassagens requerem muito espaço, pelo que há que estudá-los muito bem. Existem diferentes tipos de pratos de duche com diferentes formas e tamanhos, pelo que deves estudar qual é a que melhor se adapta ao espaço de que dispões. E dependendo do tipo de prato que escolhas, terás que escolher o tipo de divisória.
Más escolhas: uma vez que optes por um tipo de divisória, que material escolher? O vidro de cristal é uma das opções mais recomendáveis porque oferece uma segurança maior que os vidros temperados, embora estes ofereçam mais opções de personalização e design para casas de banho modernas.
Obviamente devemos escolher uma divisória totalmente à prova de água, e para que esta o seja, o melhor é contratar um profissional para que a coloque na tua casa de banho. Informa-te dos modelos que incorporam feixos magnéticos, que são ideais para assegurar-nos que as portas fecharão na perfeição.
Antes falávamos do espaço que requeres para os sistemas hidromassagens, mas também precisam de uma pressão mínima de água, por isso informa-te bem antes de adquirir o teu sistema.
E por último falaremos das torneiras de duche, que neste campo também surgiram novidades. O clássico duche ganhou competição com os grandes chuveiros de teto, uma das últimas modas nas casas de banho.
Estes contam com diversas posições de jato e de diâmetro, opções muito benéficas para a saúde e para o relaxamento. Diferentes tipos de fluxo de saída e podemos chegar a aliviar tensões musculares e a estimular a circulação sanguínea.