Casas de banho sem janelas

Autor: Vítor Ribeiro
Lavatório suspenso

Infelizmente nas construções modernas cada vez nos encontramos com mais casas de banho sem janelas. A ausência delas é incómoda por diversos fatores, mas a seguir trataremos esta problemática e daremos soluções para que as nossas casas de banho pareçam igualmente espetaculares.

Como dizíamos anteriormente, a ausência de luz natural é um dos principais problemas deste tipo de espaços sem problemas. Por isso temos que conseguir que a luz artificial nos faça esquecer que não temos janela. Para isso iluminaremos a divisão. Como? Uma potente iluminação superior é vital. 

As luzes halogéneas são perfeitas para este fim, já que estas emitem uma luz branca muito potente e com uns resultados muito naturais. Além disso são bastante mais económicas no que toca ao consumo, pelo que com elas são quase todas janelas.

Outro dos problemas destas casas de banho é que muitas pessoas sem janela se sentem fechadas. Para aliviar este problema liberta espaço de elementos na medida do possível. Quando mais minimalista for a tua casa de banho, menos sensação de pressão será sentida. Dá amplitude visual à tua casa de banho para que ninguém estranhe a janela ausente.

E já que procuramos amplitude para a casa de banho, vamos colocar elementos que nos ajudem a consegui-la muito facilmente. Sabes quais? Os espelhos são os teus melhores aliados para consegui-lo, efetivamente. Se és capaz dep por dois espelhos frente um para o outro, os seus reflexos infinitos irão ajudar-te muitíssimo a conseguires essa sensação de que precisas.

Procuramos dar toda a luz possível ao espaço, por isso apoia-te na cor para conseguí-lo. Baseia a cor da casa de banho em tons brancos ou cores muito claras. Queres dar uma pincelada de cor a esta para que não fique demasiado fria? Apoia-te nos acessórios coloridos para consegui-lo.

O tema da ventilação é um dos mais difíceis de solucionar porque perante ele existem poucas alternativas. Mas à algo que podemos fazer, não te preocupes. Utiliza plantas naturais ou flores que ajudem a humedecer o ambiente. Trata também de que a casa de banho tenha um aroma muito agradável, Usa sabonetes, ambientadores ou flores secas.

Por último, outra opção a estudar é que deixes entrar a luz desde fora da casa de banho. Como? com portas de vidro. Desta forma a luz do exterior irá colar-se à casa de banho e a sensação de aperto diminuirá. Para conseguir essa intimidade procurada podes colocar uma cortina ou um estore.

Queres saber mais sobre decoração? Aqui http://www.bricodecoracao.com encontrarás muita e muito variada informação sobre decoração em português.

Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.