Tipos de vidros para divisórias de casas de banho

Autor: Vítor Ribeiro
Vidros de divisórias de casas de banho

Tens dúvidas na hora de escolher a divisória para a decoração da casa de banho? O melhor para acertar na escolha é conhecer as caraterísticas que devemos ter presentes na hora de as adquirir. Isto irá assegurar-nos o êxito na escolha.

Isso é precisamente o que vamos ver no seguinte artigo, as caraterísticas básicas das divisórias da casa de banho. E um dos aspetos mais importantes que devemos ter em conta é a escolha dos vidros da divisória.

A primeira coisa que devemos ter muito presente é o tipo de material que escolhemos para a divisória, podendo escolher entre cristal de vidro e vidro temperado ou acrílico. Este último é mais económico, mas ao ser uma espécie de plástico translúcido, mas a sua superfície fica muito marcada pelas gotas e riscos, sendo complicadas de limpar. Contudo, os restos de sabão e água dissimulam-se muito bem.

As que chamamos de cristal de vidro estão realizadas num vidro de segurança que em caso de rotura, não se parte em muitos bocados, mas fica rachado. Esta medida de segurança deve ser muito tida em conta. Contudo são menos económicas que as temperadas e as marcas de água e sabão notam-se mais. São mais fáceis de limpar, mas devemos limpá-las com muito mais frequência.

Também os vidros das divisórias de cristal de vidro são lisos, enquanto que nas divisórias acrílicas podemos encontrar desenhos serigrafados.

A grossura do vidro é um aspeto importantíssimo a ter em conta. Existem várias grossuras entre as quais podes optar, mas seja qual for a que escolhas, há um mínimo que deves respeitar.

Para as divisórias de vidro, o tamanho mínimo não deve ser inferior a 4mm. Para as de acrílico o mínimo são 3 mm.

E se falamos dos vidros das divisórias, há outro aspeto que não podemos deixar passar: os acabamentos do vidro. Estes podem ser escolhidos em transparente, acetinado ou serigrafado geralmente.

Esta escolha é um aspeto bastante pessoal, embora seja bom aclarar que se a casa de banho for pequena, os vidros transparentes ajudarão a que a divisão ganhe mais amplitude, já que eliminaremos qualquer tipo de barreira visual.

Se a nível prático os transparentes são comodos, a nível visual são os acetinados ou serigrafados os que ganham, já que parecem mais bonitos. Além de que nos ajudarão a ganhar intimidade no duche.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.