Decorar a casa de banho: conselhos básicos

Autor: Vítor Ribeiro
Conselhos para decorar a casa de banho

Estás disposto a redecorar a casa de banho e estás à procura de regras que te aconselhem neste trabalho? Pois o seguinte artigo virá mesmo a calhar, porque preparamos para ti uns conselhos para decorar a casa de banho que te serão de grande utilidade.

A casa de banho antigamente era uma zona de passagem e estava designada para um segundo plano, mas atualmente esta ganhou presença dentro da casa e cada vez passamos mais tempo nela a cuidar-nos e a relaxar. Por isso é importante prestar atenção à sua decoração.

Devemos ser capazes de conseguir um espaço em que nos sintamos cómodos, em que sejamos capazes de nos esquecer dos problemas do dia-a-dia, e em que cuidar-nos seja a nossa principal motivação. E vamos alcança-lo seguindo uma serie de regras que veremos a seguir.

A primeira coisa que temos que conseguir é não sobrecarregar esta zona da casa. O relaxamento e a paz apenas podem conseguir-se em espaços que não sobrecarreguem, por isso é importante colocar apenas os elementos imprescindíveis.

A sanita e o lavatório são imprescindíveis, mas o que é melhor, duche ou banheira? Muitos armários ou poucos? Pergunta a ti mesmo este tipo de dúvidas e responde de uma forma sincera. O ideal na casa de banho é dispor apenas do que utilizamos diariamente. Ganharemos espaço, e com ele ganharemos descanso.

Falando de impacto visual, a distribuição destes elementos conta. Tenta, na medida do possível, que não haja nada fora dos armários. Quando há muitas coisas divididas pela casa de banho, a sensação de sobrecarregamento aumenta muito.

Estas vêm a calhar para te aconselhar sobre as estantes na casa de banho. Se queres uma casa de banho ordenada, estas são o ideal. É melhor que optar por um armário pequeno do que por uma estante. Em primeiro todas as coisas podem ser guardadas de forma oculta, e assim a casa de banho parece muito mais ordenada.

A localização dos móveis e dos sanitários também devem ser tidos em conta. Evita na medida do possível colocar a sanita perto da porta ou que esta se veja logo ao entrar na casa de banho. Tenta que o que se veja ao entrar seja um bonito móvel, o delicado lavatório, etc.

O estilo da casa de banho deve ser pessoal e prático. Não serve de nada ter uma casa de banho de revista se esta não só não apresenta a nossa personalidade, mas nós não nos sentimos cómodos nela.

Procura elementos com que te sentes cómodo e faz com que prime sempre pela comodidade e a funcionalidade antes da estética.

Cuida da iluminação da casa de banho. Opta por duas fontes de luz, uma central superior que ilumine bem a divisão, e outra frontal para o espelho, para assim evitar as sombras que o primeiro tipo de luz cria e que são incómodas para se maquilhar ou tratar-se. Supostamente deverás fazer com que estes dois focos de luz funcionem em separado.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.