Escolha do duche

Autor: Vítor Ribeiro
Escolha do duche

Já vão longe os tempos em que não era preciso dar muitas voltas na escolha do duche, porque não haviam quase alternativas. Melhor do que agora? Para não complicar a vida pode ser, mas sempre é melhor ter opções entre as quais optar, embora tenhamos que analisar qual é a melhor para nós.

Porque atualmente há um sem-fim de coisas em que pensar quando vais adquirir um duche: sistemas de hidromassagem, tipos de torneiras, cortinas ou divisórias, diferentes pratos, etc, Todos têm uma serie de caraterísticas que podem adaptar-se melhor ou pior à nossa casa de banho.

A primeira dúvida que nos entra na hora de escolher um duche é o material mais indicado. O material que sempre reinou nos duches foi a porcelana, graças à sua resistência e à sua facil manutenção. Mas atualmente entraram no mercado novos materiais que lhe fazem competição.

E fazem-no de uma forma muito interessante, por qualidade, preço e funcionalidade. Os materiais acrílicos são umas das tendências a chegar. Antes delas chegou um material natural como a pedra.

O espaço de que dispomos é outro dos fatores a ter em conta. De fato é um dos fatores mais importantes. Os sistemas hidromassagens requerem muito espaço, pelo que há que estudá-los muito bem. Existem diferentes tipos de pratos de duche com diferentes formas e tamanhos, pelo que deves estudar qual é a que melhor se adapta ao espaço de que dispões. E dependendo do tipo de prato que escolhas, terás que escolher o tipo de divisória.

Más escolhas: uma vez que optes por um tipo de divisória, que material escolher? O vidro de cristal é uma das opções mais recomendáveis porque oferece uma segurança maior que os vidros temperados, embora estes ofereçam mais opções de personalização e design para casas de banho modernas.

Obviamente devemos escolher uma divisória totalmente à prova de água, e para que esta o seja, o melhor é contratar um profissional para que a coloque na tua casa de banho. Informa-te dos modelos que incorporam feixos magnéticos, que são ideais para assegurar-nos que as portas fecharão na perfeição.

Antes falávamos do espaço que requeres para os sistemas hidromassagens, mas também precisam de uma pressão mínima de água, por isso informa-te bem antes de adquirir o teu sistema.

E por último falaremos das torneiras de duche, que neste campo também surgiram novidades. O clássico duche ganhou competição com os grandes chuveiros de teto, uma das últimas modas nas casas de banho.

Estes contam com diversas posições de jato e de diâmetro, opções muito benéficas para a saúde e para o relaxamento. Diferentes tipos de fluxo de saída e podemos chegar a aliviar tensões musculares e a estimular a circulação sanguínea.

Artigos relacionados
Autor: Vítor Ribeiro •  Portal especializado em casas de banho. Somos um guia perfeita para a decoração de casas de banho.